O nome dele é Marcello Mantuano, profissional de Educação Física e Fisioterapeuta, pós-graduado em Geriatria e Gerontologia; em Medicina Tradicional Chinesa e em Preparação Física e Treinamento Desportivo.
Vó Maria iniciou os seus treinos com ele em 2006, aos 95 anos de idade. “Nunca é tarde para se começar….”, ela dizia a quem a questionava sobre mais essa aventura.
Disciplinadíssima, segundo Marcello, Vó Maria adorava movimento:
– Isto talvez tenha facilitado a sua adesão aos exercícios que eu prescrevia, mesmo que parecendo difícil, por nunca ter feito exercícios físicos sistematizados, até esta fase da vida. Os treinos transcorriam de forma muito natural, ela parecia uma jovem trainee num parque de diversões…(risos)
A agenda de treinamentos de Vó Maria durou de 2006 a 2013, com treinamentos de duas a três vezes por semana. Ela só parou aos 102 anos, adquirindo mais qualidade de vida, por causa da atividade física.
Segundo Marcello, o idoso pode fazer qualquer tipo de exercício: “A princípio, sim, variando de indivíduo para indivíduo.” E que os exercícios que Vó Maria fazia frequentemente eram ”caminhadas, alongamentos, trabalho de força e equilíbrio”.
Pedi a Marcello que citasse alguns problemas físicos recorrentes no idoso e quais os exercícios são mais adequados. E veja o que ele disse:
. perda de massa muscular e óssea – trabalho de força;
. perda do equilíbrio – trabalho de propriocepção (equilíbrio);
. diminuição dos sentidos – estimulação com acompanhamento de outros profissionais
Sobre o que devemos fazer para ter uma vida saudável na terceira idade, o nosso personal trainer recomenda o seguinte:
– Mente saudável se refletirá certamente num corpo saudável, juntamente com hábitos alimentares adequados e exercícios físicos compatíveis. Estudos atuais apontam que espiritualidade, bom-humor, resiliência, paciência, bons relacionamentos, lazer e fazer o que gosta são ingredientes para uma vida plena…. Vó Maria foi o maior exemplo de tudo isto.