Dia 5 de maio de 2011 marca o centenário da nossa querida Vó Maria e a data justifica a iniciativa de dar acesso público a todo o seu legado, cuja memória foi destacada com várias festividades em sua homenagem no Rio de Janeiro.
Uma delas foi a missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro do Rio, celebrada pelo padre Luciano Borges Basílio, neto de Vó Maria, e que contou também com a participação especial de um grupo vocal liderado pelo cantor e violonista Mário Anderson.
Em seguida ocorreu uma grande festa na quadra da escola de samba Unidos da Tijuca, na Zona Portuária, que reuniu cerca de 900 convidados, entre amigos, autoridades, artistas e familiares de Vó Maria. Um dos pontos altos do evento foram as participações especiais das Baianas de Maria Moura, Jongo da Serrinha, Cordão da Bola Preta e o sambista Jorge Aragão, cuja apresentação contou com uma canja da aniversariante.
No ano do seu centenário Vó Maria ganhou de presente muitas homenagens. Foi enredo do Clube do Samba, agremiação carnavalesca do Rio de Janeiro, fundada pelo cantor e compositor João Nogueira, com quem ela tinha uma relação muito próxima, e que teve início no período em que foi casada com Donga.
Os festejos se estenderam até Mendes, cidade onde nasceu, que lhe homenageou com um café da manhã no Centro de Convivência do Idoso Vó Maria. Na praça central do município, foi realizado um show musical do Grupo de Choro Passagem de Nível, que teve a participação especial da própria homenageada.
Vó Maria estabeleceu uma relação com a vida muito dinâmica e equilibrada. Após se estabelecer no Rio de Janeiro, inaugurou uma trajetória toda ela pautada pelo diálogo. E esse é um dos traços mais marcantes da sua memória, do exemplo que ela nos deu de uma vida digna, e que se refletiu em todas as celebrações do seu centésimo aniversário.
Fotos: Mariza Lima.
Sob as bênçãos de seus pais Xangô e Oxalá e Senhor do Bonfim nos juntamos aos seus netos e bisnetos e a uma multidão de amigos e admiradores nas comemorações deste glorioso centenário de seu natalício, com muito amor e muito axé. Beijos e abraços. Salve 05 de maio!
Maria do Donga tão linda e bela nos 100 anos de sabedoria. Pedimos sua benção, parabéns para você.
Vó Maria nossa flor maior e mais bela, os votos de saúde, alegrias e muitas felicidades. Parabéns de suas netas.
Felicidades nos seus 100 anos.
Parabéns, saúde, nós amamos muito você.
Querida Avó Maria, um grande abraço e um beijo muito carinhoso pelo dia de hoje, parabéns.
É com grande alegria que parabenizo Vó Maria, a flor mais bela pelos seus 100 anos de vida. Muita saúde, luz se felicidades, com todo carinho.
Parabéns por esta data especial! Conte sempre com nosso carinho. Grande abraço,
Parabéns! Mais flores no seu lindo jardim. Com carinhos dos netos.